Implante Capilar
Implante capilar – As Técnicas Aplicadas
Existem duas técnicas bastante utilizadas para fazer implante capilar. Pela FUT (Follicular Unit Transplantation), uma faixa do couro cabeludo é retirada e separada em folículos para serem aplicados. Essa técnica resulta em uma pequena cicatriz linear e imperceptível.
Outro método utilizado para fazer o implante capilar é o FUE (Follicular Unit Extraction), que extrai os fios individualmente por meio de um punch, um tipo de bisturi. A cicatriz desse procedimento é puntiforme. Por ser mais detalhista, cada sessão só pode implantar aproximadamente 3.000 fios por dia.
Quando aparecem os resultados do implante capilar?
Depois da cirurgia é comum que os fios caiam e voltem a crescer em alguns meses. No sexto mês consecutivo ao implante, o paciente já apresenta cerca de 50% do resultado final, sendo que o definitivo aparece em um ano. Como os fios não possuem os genes da calvície, uma vez crescido, o cabelo não cai novamente.
Transplante Capilar
Os homens procuram mais o transplante capilar que as mulheres, pois são os mais afetados pela calvície masculina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que metade dos homens pode perder pelo menos parte dos fios até os 50 anos de idade.
Essa calvície é causada por herança genética, sendo que nos indivíduos predispostos a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em diidrotestosterona (DHT), responsável pelo afinamento dos fios e a consequente queda. Nesse caso, o transplante capilar pode ser uma ótima solução tanto para homens quanto para mulheres, que querem ter de volta os fios e a autoestima.
Como é a recuperação após a cirurgia
Os maiores cuidados devem ser tomados em casa. A lavagem dos fios é feita um ou dois dias depois, segundo orientação médica. Nas primeiras noites, também é importante dormir com dois travesseiros, para que a cabeça fique mais elevada e diminua o inchaço.
Além disso, fazer compressas com água gelada e tomar a medicação indicada ajudam a devolver a aparência natural da região. Todos os detalhes pertinentes ao couro cabeludo são transmitidos pelo médico responsável, que analisa a situação de cada paciente.
Vantagens da Técnica FUE
• Sem cicatriz linear. • Minimamente invasivo. • Ideal para todas as idades. • Retorno às atividades normais no dia seguinte. • Sem cortes. • Não há necessidade de Internação. • Possibilidade de extrair folículos de outras partes do corpo, barba ou tórax. • Recuperação pós-operatória mais rápida comparada a outros métodos.